A Evolução dos Rádios Automotivos: Mais de 100 anos de Mobilidade e Entretenimento
- ue7comunicacao
- 27 de jul. de 2023
- 2 min de leitura
Há mais de 135 anos, os automóveis têm proporcionado mobilidade individual para todos, e há mais de um século, o rádio tem sido um companheiro nessa jornada. Os primeiros rádios automotivos surgiram nos EUA no início dos anos 1920 e logo se espalharam pela Europa, conquistando entusiastas que os consideravam itens exclusivos, personalizados e baseados na tecnologia contemporânea das válvulas de rádio.

Um artigo datado de 13 de agosto de 1922, no jornal alemão "Berliner Illustrierte Zeitung", descreveu o "rádio sem fio como um passatempo - a moda mais recente na América". A reportagem apresentava ilustrações de uma instalação de rádio, incluindo um sistema de antena passando pelo para-brisa. "Sem dúvida, automóveis e rádios formam a combinação perfeita. A velocidade que os veículos proporcionam para a mudança de localização é complementada pela liberdade espacial do rádio", afirmava um artigo da revista especializada alemã "Funkschau" em 1931.
O primeiro rádio automotivo produzido em massa na Europa foi fabricado pela Bosch e apresentado em 1932. O aparelho pesava 15 kg e tinha um preço altíssimo, sendo considerado um opcional de luxo. Na época, era comum conectar a unidade de controle diretamente ao painel de instrumentos, enquanto o componente receptor e o amplificador eram instalados em um local diferente, como no porta-malas.
Os anos 60 trouxeram avanços significativos com o uso de tecnologias como o transistor, slot de fita cassete e som estéreo, tornando os rádios automotivos ainda mais populares.
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Durante os anos 70, surgiu o recurso "Autofahrer-Rundfunk-Informationssystem" (sistema de informações de rádio para motoristas, em alemão), um sistema inteligente que identificava as notícias de tráfego transmitidas como parte do programa de rádio e aumentava ligeiramente o volume para alertar o motorista.
Os anos 80 marcaram a introdução dos primeiros rádios com leitores de CD integrados, e na década de 1990, a combinação de rádio com navegação por satélite se tornou uma realidade.
A partir dos anos 2000, uma nova era de tecnologia automotiva surgiu com a chegada das "centrais multimídias" automotivas, disqueteiras de CDs, recepção de rádio digital e a possibilidade de streaming via smartphones ou MP3 por meio de um pen drive USB.
Atualmente, os rádios automotivos oferecem opções que vão muito além de entretenimento, notícias e notificações de trânsito. Muitos modelos avançados contam com acesso à internet e sistemas de infoentretenimento adaptáveis e personalizáveis, proporcionando uma experiência completa ao motorista e aos passageiros.